Páginas

www.marquinhodjblackmusic.blogspot.com

17 de set de 2009

RÁDIO MUNDIAL - R.J (HOMENAGEM)

A Rádio Mundial é uma emissora de rádio brasileira da cidade do Rio de Janeiro. Opera nos 1180 kHz e pertence ao Sistema Globo de Rádio e atualmente está arrendada à Igreja Mundial do Poder de Deus.

Foi criada em 1954 operando nos 860 kHz. Em 1959, o radialista Alziro Zarur, fundador da Legião da Boa Vontade comprou a rádio que foi vendida ao Sistema Globo de Rádio em 1969. A partir da década de 1960 a Mundial passou a ter um fase musical. O radialista e disc jockey Big Boy assumiu a direção da emissora. Na década de 1970 a emissora investia na black music e no rock.Em março de 1977 Big Boy morria. A partir da década de 1980 a rádio foi decaindo aos poucos e em 1991, a freqüência 860 kHz se tranformou na CBN Rio de Janeiro, uma rádio de notícias.

O Sistema Globo de Rádio tinha freqüência 1180 kHz da antiga Eldorado AM que passou a transmitir a CBN Rio de Janeiro em 1992. A partir desse mesmo ano, a Mundial voltava ao ar nessa freqüência tocando samba e pagode. A rádio transmitia as corridas de cavalo do Jockey Club do Brasil. Em 2002 a freqüência foi revertida à ONG Viva Rio que se virou Viva Rio AM. Somente as corridas do Jockey Club eram tranmistidas por razões contratuais. A partir de 2005 o contrato com a Viva Rio se encerrou e a Mundial voltava novamente ao ar tocando músicas sem parar.Em de 2008, o Sistema Globo de Rádio encerrou o contrato que tinha com o Jockey Club e começou um processo de arrendamento da rádio. No dia 27 de maio de 2008Paulo Giovanni e Paulo Lopes. A emissora ganhou um ar mais jornalístico com notas intercaladas com execuções musicais.No dia 30 de janeiro de 2009, a emissora encerrou suas atividades, passou a apenas ter execuções musicais. Em fevereiro foi arrendada a Igreja Mundial do Poder de Deus. entrou no ar a nova Rádio Mundial, que passa a ser comandada pelos radialistas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SUA MENSAGEM É BEM RECEBIDA !