22 de jan. de 2011

Tony Parker



Tony Parker (William Anthony Parker) (Bruges, 17 de maio de 1982) é um jogador de basquete belga, que cresceu e foi criado na França. É um jogador profissional da NBA, e atua como armador na equipe do San Antonio Spurs.

Parker cresceu no meio do basquete, pois seu pai jogou no basquete universitário americano, pela faculdade Loyola e jogou profissionalmente durante 15 na Europa. O tio de Parker também jogava basquete, Jean-Pierre Staelens é considerado uma das lendas do basquete francês.

Após algumas viagens aos Estados Unidos, Parker viu pela primeira vez vários ídolos do basquete como Michael Jordan, Isiah Thomas e Gary Payton. Isso foi o que fez com que Parker levasse a sério o basquete. Aos 15 anos ele entrou no INSEP (intituto nacional de educação física - França) mas acabou sendo relocado para a equipe da segunda divisão Centre Federal. Após uma temporada vitoriosa, Parker voltou para o time principal do INSEP, onde foi o líder em pontos e roubos de bola.

A sua atução no INSEP chamou a atenção do principal time da França, o Paris Saint-Germain Racing, o qual ele fez parte após terminar seus estudos. No seu primeiro ano como profissional, Tony Parker teve que ficar no banco para observar os jogadores mais velhos, o que o fez evoluir como jogador. No ano seguinte ele foi chamado para a seleção junior de basquete francesa e ajudou o seu país a vencer o campeonato europeu.

Em 2000 Parker foi convidado para um torneio da Nike, onde vários olheiros e técnicos de universidades e times americanos estariam presentes. Parker foi o principal jogador do evento, recebendo convite das melhores universidades americanas para jogar por elas. Porém, ele preferiu seguir no basquete profissional da França, pois soube que seria titular. Após duas excelentes temporadas francesas e ter sido escolhido o melhor jogador do campenato europeu de seleções sub-21, Parker voltou a chamar a atenção de equipes da NBA, em especial o San Antonio Spurs.

Parker foi ascolhido na primeira rodada do draft da NBA pelo último time, o San Antonio Spurs. Já em sua primeira temporada ele fez impacto para sua equipe, após ter sido escalado como titular. Ele ajudou a sua equipe fazendo muitas assistências e deixando grandes jogadores como Tim Duncan e David Robinson brilharem.

Ele ajudou seu time a vencer 3 títulos da NBA (2003, 2005 e 2007) e foi considerado o MVP das finais da NBA em 2007.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SUA MENSAGEM É BEM RECEBIDA !

MARATONA CHARME DO BOLA PRETA - 19/01/23 19H.

 MARQUINHO BRAD DJ - TOCANDO OS CLÁSSICOS DO CHARME CORDÃO DO BOLA PRETA