16 de jul. de 2012

REPORTAGEM SOBRE O MOVIMENTO CHARME !

Reportagem Jornal O Dia * 15/07/12


Com o bordão “Chegou a hora do charminho, transe seu corpo bem devagarinho”, o DJ Corello anunciava, nos bailes da década de 80, que ia tocar black music com um ritmo nem tão lento, nem tão acelerado, que acabou ficando conhecido como Charme. Hoje, com a novela ‘Avenida Brasil’ mostrando um pouco dessa cultura, este tipo de baile tem atraído não só os charmeiros antigos, mas um público novo cheio de curiosidade para ver (e dançar) os passinhos coreografados numa batida diferente.
“Os bailes charme estão mais cheios agora, pois surgiu uma curiosidade das outras regiões do Rio de conhecer essa cultura do subúrbio. A cidade está fervilhando de black music há algum tempo e a novela, apesar de não ser tão fiel à música que toca no nosso charme, só veio colaborar com a chegada de gente nova”, avalia o veterano Corello.

Apesar do charme não ser dançado juntinho, a paquera rola solta. Quem dá a receita é o designer gráfico Leandro Soares, 29, frequentador assíduo de bailes pela cidade, entre eles o do Viaduto: “Conheci minha mulher dançando. As pessoas que vêm ao baile, vêm sempre. Numa dessas, eu estava dançando e começou a rolar uma troca de olhares. No fim, acabamos nos conhecendo melhor. No baile, a paquera é assim”, ensina.
“O grande atrativo aqui é a dança coletiva. A maior parte da galera faz o mesmo passo e quem está atrás vai copiando e dançando com sensualidade, mas sem ser vulgar”, avisa.
Outra característica do charmeiro é que quem passa a frequentar os bailes acaba fazendo muitos amigos. “Todo mundo que chega se cumprimenta com um abraço. Até quando você esbarra em alguém pede desculpa abraçando e acaba até nascendo uma amizade. Em outros lugares, isso poderia acabar em briga”.

Um comentário:

  1. ola galera tudo bem
    moro em sao paulo
    adoro baile charme sou da antiga
    gostaria se possilvel saber qual é aquele charme instrumental que toca na novela avenida brasi sei que tem um refrao no meio da musica do grupo funkadelic
    mas nao consegui achar
    voces por gentileza poderia me informar o nome daquele chame
    eu agradeço
    meu email ricardo42@splicenet.com.br
    obrigado marquinhos e compania
    um salve para a galera
    abraço ricardo

    ResponderExcluir

SUA MENSAGEM É BEM RECEBIDA !

MARATONA CHARME DO BOLA PRETA - 19/01/23 19H.

 MARQUINHO BRAD DJ - TOCANDO OS CLÁSSICOS DO CHARME CORDÃO DO BOLA PRETA