21 de mar. de 2010

JAIR OLIVEIRA


Compositor, arranjador, intérprete, músico e ator

Música na Alma! Assim Jair Oliveira define sua relação com esta arte. Multi-instrumentista, compositor, arranjador e intérprete, desde muito cedo percebeu que a música seria mais que entretenimento na sua vida. Filho do cantor Jair Rodrigues, cresceu em um ambiente musical, frequentado por lendas da MPB e sob estas influências, aos 6 anos de idade, deu início a sua trajetória profissional. Seu primeiro trabalho foi cantar “Deus Salvador” no álbum Jair Rodrigues de Oliveira e desde então não parou mais.

Em 1982, Jair participou do Festival de San Remo, na Itália, com a música “Io e Te” - que rendeu um emocionante videoclipe. Logo depois foi convidado para integrar o Balão Mágico - uma das mais conhecidas bandas infantis da época. Com o grupo gravou 3 discos e apresentou o programa matinal, homônimo, exibido pela Rede Globo até 1987.

Ainda na década de 1980 ele voltou à Itália e gravou “La Casa Dei Gioccatolli” - versão italiana para o clássico nacional “A Casa de Brinquedos”.

Com o fim do Balão Mágico Jair participou de alguns projetos infanto-juvenis e gravou um disco, em dupla, com a antiga parceira de Balão, Simony.

Jair Oliveira aos 17 anos ingressou no curso de Jornalismo na Universidade de São Paulo (USP) , mas a paixão pela música falou mais alto e ele foi para os Estados Unidos aperfeiçoar seus conhecimentos na conceituada faculdade Berklee College of Music, de Boston. Durante os 5 anos de estudos esteve em contato com grandes músicos e professores de todo o mundo, formando-se, em 1998, no curso duplo de Produção Musical e Music Business.

Neste mesmo ano voltou ao Brasil e juntamente com os amigos João Baptista ,Dimi Kireeff e Wilson Simoninha montou a S de Samba - produtora que se tornou um importante nome no mercado publicitário. Em 11 anos de atuação eles produziram trilhas para campanhas de grandes empresas, filmes e programas de TV, além de imprimir sua marca em obras fonográficas.

Ao mesmo tempo, durante as tardes de futebol aos sábados na casa de Jair Rodrigues, nascia o Projeto Artistas Reunidos com Jair, Pedro Mariano, Wilson Simoninha, Luciana Mello, Max de Castro e Daniel Carlomagno. Essa turma apresentou-se durante 2 anos em casas noturnas de São Paulo. Este projeto rendeu apresentações em festivais internacionais de música e um disco, lançado pela gravadora Trama - que também surgiu naquela época e entrou no mercado fonográfico com o objetivo de apresentar ao público artistas que não tinham espaço nas multinacionais.

Desde que voltou ao Brasil Jair compôs e/ou produziu diversos trabalhos para grandes e novos nomes da música brasileira como Ed Motta, Ney Matogrosso, Tom Zé, MPB-4, Jair Rodrigues, Vicente Barreto, Luciana Mello, Wilson Simoninha ,Pedro Mariano,Patrícia Coelho, Vanessa Jackson, Sônia Rosa, Uri Caine, entre outros.

Em 1999, ele lançou seu primeiro disco solo intitulado Dis’ritmia. O álbum foi muito bem recebido por público e crítica, tanto no Brasil como no exterior. Em 2002 lançou o CD Outro que traz canções como “Bom Dia, Anjo” e “Falso Amor”. Neste mesmo ano Jair participou do projeto The New Samba Revue com Patrícia Marx, Wilson Simoninha, Mad Zoo e Max de Castro. Eles saíram em turnê pela Europa, fizeram 22 shows em Portugal, França, Alemanha, Holanda, Áustria, Itália, Suíça e Inglaterra.

O disco 3.1,lançado em 2003 e último feito na Trama, contou com parcerias de Tom Zé, Otto, Arnaldo Antunes, Dom Betto, entre outros.

Em 2006, Jair lançou, pela S de Samba, o álbum Simples. O disco tem entre suas faixas as músicas “Tiro Onda”- tema do personagem Foguinho da novela Cobras e Lagartos da Rede Globo - e “Eu Também Tive um Sonho” - tema do filme Os Desafinados de Walter Lima Jr, do qual Jair participa como ator – ele interpreta o baixista Geraldo. Nas telonas ele também participou de Caminho dos Sonhos, de Lucas Amberg.

No começo de 2008 foi lançado seu primeiro DVD Simples ao Vivo. Gravado no palco do Citibank Hall, em São Paulo. O repertório é composto por canções do álbum homônimo e também por outros sucessos do cantor.

No segundo semestre de 2009 Jair Oliveira e sua esposa, Tânia Khalill, lançaram Grandes Pequeninos - Livro/CD composto por 12 canções e repleto de participações especiais de músicos e artistas que tiveram filhos ou se tornaram avós há pouco tempo: Jair Rodrigues, Wilson Simoninha, Max de Castro, Luciana Mello, Vanessa Jackson, Seu Jorge,Maria Paula, Pedro Mariano, João Suplicy e André Moraes.

Este disco é literalmente uma trilha sonora feita para crianças entre 0 e 4 anos, tem a música do banho, da amamentação, da hora de brincar, de ficar com os avós, de dormir, de passear, entre outras.
Jair, pai de primeira viagem, compôs todas as canções do CD durante suas funções paternais, boa parte das composições foram feitas de modo espontâneo, na tentativa de confortar Isabela, sua filha. Este projeto foi indicado ao Grammy Latino 2009 na categoria Melhor Álbum Infantil.

Ainda em 2009 Jair fez duas turnês internacionais, uma pelos Estados Unidos e outra pela Europa.

Em janeiro de 2010 Jair Oliveira lança com sua irmã, Luciana Mello, o DVD o Samba me Cantou, gravado em fevereiro de 2009 no Auditório Ibirapuera, em São Paulo. O show contou com participações especiais de Cláudio Lins, Anna Luisa, Mariene de Castro, Skowa e Jair Rodrigues. O repertório é composto por clássicos do gênero como “Coração Leviano”, “Tristeza pé no chão”, “Orgulho de um sambista”,Casa de Bamba” e também por novas composições.

Aos 34 anos de idade Jair Oliveira já é reconhecido por muitos como um dos principais produtores e compositores de sua geração. Ele está finalizando seu novo álbum e pretende lançá-lo até Maio/2010.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

SUA MENSAGEM É BEM RECEBIDA !

MARATONA CHARME DO BOLA PRETA - 19/01/23 19H.

 MARQUINHO BRAD DJ - TOCANDO OS CLÁSSICOS DO CHARME CORDÃO DO BOLA PRETA